NÃO AO FAVORITISMO DA FÉ



NÃO AO FAVORITISMO DA FÉ


Marcos Ramos de Souza[1]

Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre pessoas, tratando-as com favoritismo. (Tg. 2:1-NVI)

Favoritismo é conceder compensações ou privilégios, por influência, amizade, parentesco, e por que não acrescentar a Fé a essa lista? E é exatamente isso que Tiago está combatendo, o favoritismo da fé. Não façam diferença entre pessoas, tratando-as com favoritismo. (Tg.2:1b)
Para o comentarista do NT Wiersbe[2] a questão que Tiago apresenta existe na política, nos negócios, na sociedade, para ele também existe na igreja.
Mesmo sendo muito comum no mundo, para Tiago essa prática é incompatível com a vida cristã. Aqueles que professam uma fé em Jesus não podem viver uma vida cristã tratando as pessoas com preferencias pessoais.
Thompson[3] diz: “A fraternidade não será real e nem Bíblica a não ser que todos os membros tenham um papel a desempenhar”. O favoritismo da fé deixará de existir quando todos desempenharem o seu papel, pois a participação é um ato de compartilhar. Para o escritor Ismael[4] esse ato de compartilhar é: “Colocar aquilo que temos e somos a disposição do próximo, conjugando forças num mesmo ideal, envolvendo-se com e pelos outros”.
O que Deus quer de nós é: Que tenhamos uma fé sem favoritismo, uma fé receptiva e um amor fraternal, pois o amor supera qualquer coisa, foi a forma que Jesus Cristo usou para tirar o favoritismo do meio do povo. Para Lucado o cristão é uma pessoa em quem Cristo está acontecendo[5].  Portanto sua fé tem que ser apartidária, diga não ao favoritismo na fé.

BIBLIOGRAFIA

SANTOS, Ismael dos. Para que todos sejam um: Em busca da plena unidade do corpo de Cristo, São Paulo, Editora Vida, 1993.
LUCADO, Max, Graça: mais do que merecemos, maior do que imaginamos. Tradução: Leila Kormes. Rio de Janeiro-RJ. Thomas Nelson Brasil 2012. 
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: volume II. traduzido por Susana E. Klassen. - Santo André, SP: Geográfica editora, 2006.
THOMPSOM, James. Nossa Vida Juntos, São Paulo-SP, Editora Vida Cristã, 1983.




[1] Pastor na igreja Adventista da Promessa, Teólogo pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, pós-graduado em história Eclesiástica e Educação pelo Instituto Êxito.
[2] Wiersbe (2006: 452)
[3] Thompson (1983: 127)
[4] Ismael (1991:22)
[5]Lucado (2012:21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo e Diminuindo

O pão que amassou o diabo