Crescendo e Diminuindo

          
Será que sabemos o verdadeiro significados das palavras de João Batista  no Evangelho segundo João 3:30 onde ele diz: " Convém que ele cresça e que eu diminua". Bem duas palavras neste texto me chamam atenção: A primeira delas é a palavra Crescer e a segunda é a palavra diminuir.
               
Vamos analisar a primeira palavra que é usada pelo profeta na sua explanação:  

1-Crescer: No mundo as pessoas querem crescer a qualquer custo, não importa como, ou que ferramenta usar, o que importa é crescer, o mundo não está nem um pouco interessado no mecanismo usado, e nem quantas pessoas você pisou para conseguir a tão sonhada promoção, ou ate para ser reconhecido pelo que  faz. o importante para o mundo repito é crescer a qualquer custo. Aqui aparece uma pergunta simples que você pode responder em off. E nós os crentes, cristão como nós agimos? O Evangelista João  transcreve a pregação do profeta: Convém, que Ele cresça. Essa expressão tem um grande significado para nós cristão. Significa que Jesus precisa ser o centro  de tudo. Não estou dizendo que você não possa crescer na vida profissional, acadêmica, estou dizendo que você não pode esquecer quem é o Alfa e o Omega, o pricipio e o fim.(Ap. 21:6), ois todas as coisas são dele e para ele são todas as coisa. Jesus tem que aparecer, a evidência agora é Ele. Você tem que mostra a cada dia Jesus em sua vida, exemplo: Jesus tem que ser mostrado no seu relacionamento, (amizades e casamento), Jesus tem que ser mostrado na sua empresa, Jesus tem que ser mostrado no seu trabalho, na escola, na faculdade. João Batista tinha uma posição elevada era profeta de Deus, mas quando Jesus Cristo apareceu ele disse: Convém que ele cresça. No versículo 29 ele João Batista disse que alegria dele já estava completa. A nossa alegria é completa quando Crista cresce em nós.

Analisamos a primeira palavra que aponta para Jesus, agora vamos analisar a segunda palavra que aponta para nós seres humanos.

2- Diminuir:  No mundo ninguém que se humilhar, ou seja, ninguém que perde a sua posição, ou descer da sua posição, ninguém que perde o destaque,  ninguém que diminuir. O que o profeta esta dizendo com a expressão E que eu diminua:  Ele esta dizendo que ele não é digno de ser o destaque, pois chegou o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo. 1:29) ele esta dizendo com isso que ele não era digno de desatar-lhe as correias das sandálias. (Jo. 1:27) ele esta dizendo: Era dEle que eu estava falando quando disse: Logo vai chegar um homem muito mais importante do que eu, o qual já existia muito antes de mim.(1:30). Diminuir é descer, se posicionar como servo. Jesus disse no seu sermão do monte as seguinte palavras: Felizes são os humildes e simples, pois receberão do Senhor a recompensa. (Mt. 5:5) Outra passagem que me explica um pouco mais essa palavra e a história de Zaqueu, que todos nós conhecemos muito bem. No versículo 5 do capitulo 19 do evangelho de Lucas. Quando Cristo chega no lugar em que Zaqueu estava, Jesus disse estas palavras: Desce de pressa. Muitas pessoas e pregadores dão ênfase no subir, mais quero dizer que a ênfase dessa história esta no descer, e não no subir. para Jesus entra na nossa vida, temos que descer, pra Jesus entrar no nosso relacionamento precisamos descer, para sermos bom no trabalho, escola e faculdade precisamos descer, ou seja, diminuir, sair da posição de destaque, e deixar Jesus em evidencia. 


Conclusão:  Que ele cresça, e eu diminua, ai podemos dizer com todas as palavra. Não vivo eu, mas Cristo vivi em mim. (Gl. 2:20)


O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz. (Nu. 6:24-26)

Pastor Marcos Ramos
IAP Colider.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO AO FAVORITISMO DA FÉ

O pão que amassou o diabo