Porque devemos evangelizar?




Texto Básico: Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus ( Rm. 1:16)


Introdução

Vamos definir a palavra: Evangelização é a comunicação do evangelho, da boa noticia de salvação.  Consiste na ação, esta ação nos leva a pregar o evangelho, que leva a pessoa a uma decisão de seguir ou não seguir. Lembrando que o convencimento é gerado pelo Espírito de Deus na vida das pessoas, não é o nosso papel convencer, o nosso papel é pregar.

Olhando para esse conceito, existem três ações indispensáveis na evangelização.

Primeiro: Proclamação- ato de falar ao pecador que ele precisa de Cristo para ser Salvo, lhe explicando o plano de salvação.

Segundo: Convencimento- ato atribuído ao Espírito Santo de Deus, pois ele que convence o ser humano do pecado, lembrando que sem proclamação não há convencimento.

Terceiro: Integração- Depois da conversão do pecador, este deve ser levado a um compromisso com o corpo visível de Cristo (a Igreja), onde será discipulada e levada ao desenvolvimento e amadurecimento da sua fé em Cristo Jesus. este é o nosso papel.

Depois de ter ficado claro a definição da palavra.  Porque devemos evangelizar? Não queremos que fique apenas na teoria, mas o nosso desejo é que podemos colocar em pratica e falar de Jesus ao próximo. Vamos encontra na bíblia a motivação que precisamos para evangelizar.

Vamos analisar alguns pontos.
.
Primeiro: Tenho conhecimento do valor e da situação da alma humana: Nós cristãos sabemos que uma alma vale mais do que o mundo inteiro. Por isso Deus amou o mundo enviando o seu filho. Nós cristãos sabemos que a situação da vida humana e de condenação e pecado. (Rm 3:23; Jo 3:18 e Ap20:15)

Segundo: Só Cristo salva: Sabemos que só há um caminho que salva o homem da condenação. Como cristãos temos o pleno conhecimento que a verdade liberta. (Jo. 8:32; Jo 14:6; At 4:12 e 1 Tm 2:5)

Terceiro: Por amor ao próximo: Evangelizar é um ato de amor, se não evangelizo, logo sou egoísta, e se sou egoísta o amor do pai não esta em mim. Precisamos falar de Jesus ao próximo por que o amor do pai foi derramado em nós através de Cristo Jesus. (Jo. 3:16; Mt 22:39; Pv 24:11; 1Jo. 4:7)

Quarto: Gratidão a Deus: Sentimento de gratidão é isso que temos que ter em relação o que Cristo fez por nós, e a melhor maneira de agradecermos a Deus é compartilhando o evangelho com o próximo. (2 Co 5:14 e 1 Jo 4:19)

Quinto: Obediência a Cristo: A vontade de Cristo Jesus de salvar as pessoas se tonou um mandamento para nós. Ele disse: “Ide”, esse verbo está indicando uma ordem e em obediência a Cristo temos que praticar a evangelização. (Mt 28:19; Mc 16:15 e Jo 20:21)

Sexto: Responsabilidade diante de Deus: Significa que vamos ter que prestar conta do nosso proceder diante de Deus. Com certeza todos iremos comparecer diante de Deus e prestaremos contas pela divulgação ou não do evangelho de Cristo. (2 Co 5:9-11 e Ez 33:8-9)

Sétimo: Desejo pela volta de Cristo: Gostamos de falar e de cantar “Maranata” que significa “Ora vem Senhor Jesus”. Se quisermos realmente que Jesus volte precisamos evangelizar, sair de dentro da igreja, sai do comodismo e levar as boas novas de salvação. (Mt 24:14; João 14:1-3)

Conclusão

A ação de pregar é nossa.
A reação é do Espírito Santo que convence
Vamos falar de Jesus a tempo e fora de tempo
Pois são formosos os pés que quem anuncia as boas novas
Quem tem posto a mão no arado não pode olhar pra trás. Amém 

Pastor Marcos Ramos (IAP Colíder)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO AO FAVORITISMO DA FÉ

O pão que amassou o diabo

Crescendo e Diminuindo