Vivendo o relacionamento na perspectiva de Deus

Texto Básico: Ef. 5:21

Introdução

Que a graça de Jesus reine em vossos corações. A reflexão está baseada na carta do Apostolo Paulo aos efésios capitulo 5 versículo 21 que diz assim:

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”

Porque falar desse versículo em um casamento? A resposta a esta pergunta é muito simples. Hoje a falta de compromisso com Deus tem afetado os relacionamentos, tanto na esfera pessoal quanto na conjugal, pois o termômetro que mede a temperatura de nossos relacionamentos, qual é proceder uns para com os outros e também qual é nosso proceder com o nosso cônjuge, tudo isso é medido pelo nosso relacionamento com Deus, se vocês não estiverem bem com Deus, os teus relacionamentos estão por um fio.

O grande problema hoje é que as famílias estão deixando de chamar o Senhor Jesus para o seu casamento, logo depois de muitas cerimônias Jesus é esquecido do lado de fora.  Temos que chamar Jesus para o nosso casamento dia após dia, isso significa que o casal entende qual é a perfeita e agradável vontade de Deus para o casamento, entende que para ter um casamento duradouro e preciso ter Jesus no lar.

Bem vamos ao que interessa, hoje falaremos sobre tema: Vivendo o relacionamento na perspectiva de Deus.

1-    Para viver o relacionamento na perspectiva de Deus é preciso ter respeito.

A falta de respeito no casamento tem crescido muito rápido nas ultimas décadas, e eu estou falando apenas no casamento, fora o que esta acontecendo no mundo entre as pessoas. Essa falta de respeito no lar tem me chamado atenção para uma das profecias de Jesus em Mateus 24 “O amor de muitos vai se esfriar” a falta de respeito é causado pela falta de amor, ou melhor, dizendo pelo esfriamento deste amor.

O texto de Efésios, Paulo está explicando o segredo de viver bem, ele usa a palavra “Sujeitar-se”, que na linguagem Bíblica tem um significado de viver a missão um do outro, e para viver essa missão é preciso respeitar um ao outro. Essa palavra da um sentido mútuo, de ação e reação, uma via de mão dupla: Se quer respeito, trate as pessoas com respeito. Para o relacionamento  duradouro é preciso respeitar em amor.

2-    Para viver o relacionamento na perspectiva de Deus é preciso ter temor.

Além da falta de respeito existe também uma falta de temor a Cristo na atualidade. A falta de temor ao Senhor tem levado casamentos a falência, pois a palavra nos adverte em provérbios 1:7: “O temor ao Senhor é o principio de sabedoria”.  Temer ao Senhor te torna sábio, para que serve o sábio? Serve para que em momento de dificuldades vocês tenham condição de passar em tranquilidade, sem desespero.

Ter temor não é só para isso, temor significa na linguagem Bíblica: “ Compromisso, honrar, reverenciar, da glória a quem merece. O relacionamento de vocês tem que mostrar Cristo, para mostrar Cristo você tem que, honrá-lo, reverenciá-lo e glorificá-lo em amor e tem que ter compromisso com ele. Fazendo assim vocês vão estar vivendo a missão do casamento pelo qual Deus preparou antes da fundação do mundo.  

Conclusão:

Vivam o seu relacionamento a partir de hoje com profundidade, sai da superficialidade, mergulhe no amor de Cristo, faça do lar de vocês o exemplo que Cristo quer. Viva a vontade de Deus para o casamento. Vivam na perspectiva de Deus e vivam em respeito e no temor a Cristo. 


Pastor Marcos Ramos e Gizele Ramos são casados a nove anos e tem uma Filha chamada Sophia Ramos. São pastores na IAP em Colider-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO AO FAVORITISMO DA FÉ

O pão que amassou o diabo

Crescendo e Diminuindo