O CHAMADO DE DEUS: Um olhar para o capitulo 1 de Jeremias


"Eu já o conhecia antes de você ter sido formado no ventre de sua mãe. Antes do seu nascimento, Eu já havia separado e escolhido você para ser o meu profeta e mensageiro às nações" (Jr. 1:5)

          Você já foi chamado por alguém e este alguém te passou instruções para uma grande tarefa? Você ouviu? Você apresentou dificuldades para realizar tal tarefa? A resposta a está pergunta é sim, pois você e eu já fomos chamados e diante de tal tarefa julgamos incapazes por vários motivos. Isso não acontece no meio secular com tanta frequência como acontece na parte espiritual ou religiosa.
Quando Deus nos chama para fazer algo pra ele, como: pastorear, fazer missões dentro e fora do Brasil, liderar, ser professor ou professora na escola bíblica e muitas outras funções, acabamos colocando muitas dificuldades para não realizar tal tarefa.  Vamos ver a luz da palavra que Deus ouve as nossas desculpas, pois é Deus misericordioso, mas em vista do que é proposto, Ele cria soluções e nos da à certeza de que tudo ira sair de acordo com a sua vontade, para que cada um exerça o chamado para qual foi designado.
Vou citar alguns exemplos, de pessoas que criaram desculpas para não atender o chamando de Deus. 1) Moises, quem sou eu para ir falar com o faraó sou pesado de língua (Ex. 3:11; 4:10). 2) Josué, pelo que está escrito no capitulo 1 quando Deus o encoraja e pede para ele ter bom animo. (Js. 1:7-9).  3) Gideão a minha família é a mais pobre em Manassés e sou o menor na casa de meu pai (Jz. 6:15). 4) Isaias, ai de mim estou perdido porque sou homem de lábios impuros, e vivo no meio de homens de lábios impuros. (Is. 6:5). 5) Jeremias, Ah, Senhor eu não sei falar, pois não passo de uma criança. (Jr. 1:6).
As épocas são diferentes, mas as desculpas são as mesmas. E Deus tratou cada um da mesma forma, a palavra de Deus aqui foi. “Estarei contigo” Te livrarei, não temas. É a fala de um Deus que faz tudo para que sua palavra se cumpra.
Dos 5 citados acima vou fala de Jeremias que apresentou sua desculpa em vista da tamanha obra que Deus tinha pra ele. Jeremias era de linhagem sacerdotal, já estava na idade de começar os seus trabalhos como sacerdote em Judá, com tarefas já pré-determinadas, Deus o chama em um contexto sociopolítico em crise, além disso falar em nome de Deus não era uma tarefa muito fácil, pois as tarefas eram imprevisíveis, não tinha uma listinha para acompanhar.
Era mais cômodo para Jeremias ser um sacerdote, do que um profeta. Pois o sacerdote tratava de assuntos externos, não pregava, oferecia os sacrifícios, olhava as pessoas que precisava ser afastada por lepras e aquelas que precisava voltar para o convívio social, sem contar que isso não era todo dia, pois o templo tinha muitos sacerdotes e tinha uma programação para cada um, e o relacionamento com Deus era superficial.
Ser profeta não estava nos planos de Jeremias, pois o profeta vai tratar de assuntos espirituais, vai tratar com a mudança e para isso ele tinha que pregar ao publico denunciando os seus erros, o profeta mexe com o brio do povo, ele vai falar ao coração, o relacionamento do profeta com Deus era mais profundo.

Em virtude da desculpa de Jeremias, Deus lhe fala três certezas:
1-    Deus escolhe por graça- Deus escolheu Jeremias antes mesmo que ele fosse concebido. Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta (Jr.1:5) Com isso Deus mostra a sua soberania e o seu poder.  
2-    Deus protege o seu enviado- Deus deu ao jovem Jeremias três instruções: Vá para onde eu o enviar, fale o que eu lhe ordenar e não tenha medo do povo. Então, acrescentou uma grande promessa: “porque eu sou contigo para te livrar” (Jr 1:8) E eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. (vv19).
3-    A eficácia da Palavra - Quando a mão de Deus tocou a boca de Jeremias, deu-lhe poder e autoridade. Deus colocou suas palavras na boca do profeta, Deus não apenas deu a Jeremias suas palavras, como também prometeu “velar” por elas até que fossem cumpridas. Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. (Jr. 1:12)

Conclusão

Vamos olhar para as certezas que Deus nos dar, o pastor que tive quando Jovem, me disse estas palavras: “Quando Deus chama, ele paga a conta”. Isso significa que Deus vai suprir todas as necessidades, sendo elas materiais ou espirituais.
As três certezas que Ele deu ao profeta Jeremias, vale pra cada um de nós. Ele nos escolhe não porque eu sou capacitado, ou tenho instrução, tem isso ou aquilo, mas ele escolheu por graça, Deus sabe quem somos. Deus protege aquele que ele envia, Ele deixa bem claro que muitos vão se levantar contra a palavra, mas também diz: “Não temas eu estou contigo para livrar-te”. A última certeza é que a palavra é eficaz, ela vai se cumprir, pois é palavra de Deus, Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. (Jr. 1:12)

Pastor Marcos Ramos é formado em teologia pela Faculdade Batista de Brasilia, e professor no CETAP- Centro de Educação Teológica Adventista da Promessa. pastoreia a atualmente a IAP em Lucas do Rio Verde-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO AO FAVORITISMO DA FÉ

O pão que amassou o diabo

Crescendo e Diminuindo